Mt 11, 25-30

25Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos.

26Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado.

27Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo.

28Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.

29Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.

30Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.

14° Domingo do Tempo Comum 09/07

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.”

No versículo que acabamos de ouvir, parte integrante do Evangelho de Mateus, no capítulo 11, exatamente o versículo 28, é um grande convite de Jesus a todos nós. Este convite, portanto, nasce do coração de Cristo, Ele, que tem um coração capaz de acolher a todos, convida a cada um a mergulhar profundamente no seu coração. E se, algumas vezes somos afligidos por tantas situações da vida, estamos cansados pelos fardos que carregamos, hoje, a Palavra de Deus nos dá uma certeza, nosso único refúgio é Jesus, nosso refúgio seguro é o Senhor.

Este é um convite de Jesus para que realmente descansemos nEle. Haverá também necessidade que aceitemos este convite. Quando poderíamos aceitar o convite do Senhor? Deixando nos mover pela palavra e, porque não dizer, dando uma atenção muito especial para o próprio Cristo. Fazemos isso quando participarmos bem da Liturgia Dominical,  fazemos isso enquanto estivermos no nosso trabalho diário, numa entrega completa ao Senhor,  fazemos isso na medida em que reconhecemos a grandeza de Deus e o senhorio do Senhor sobre a nossa vida e, de fato, nos humilharmos e procurarmos em Jesus o refúgio seguro.

Portanto, meu querido irmão, Deus não habita no coração do orgulhoso, Deus habita no coração do simples, do humilde.

O próprio Jesus inicia hoje o Santo Evangelho agradecendo ao Pai, porque a revelação dEle se dá em meio aos pequeninos. Não àqueles que são entendidos e sábios deste mundo. Portanto, humildade: eis uma virtude que precisamos apreciar.

Ser humilde significa reconhecer que tudo que fazemos neste mundo não é por causa do nosso esforço ou merecimento, tudo é fruto da Graça de Deus. Se o mundo nos apresenta tantas formas de refúgios precisamos  abrir o nosso coração para buscarmos um refúgio seguro e, um caminho que nos leve para o Pai.

Este caminho aparece bem evidente hoje em Jesus Cristo. Diz o próprio Evangelho: “Ninguém conhece o Pai senão o Filho, a quem aquele o Filho quiser revelar.” Jesus nos revela o caminho para o Pai. Jesus é aquele que nos convida a praticarmos a justiça e o bem. Se estamos cansados e fatigados com as situações que o mundo nos apresenta, nosso único refúgio está no Senhor.

Que Ele nos ajude, para que sejamos humildes e acolhamos com simplicidade a Palavra de Deus.

Este texto foi transcrito, com algumas adaptações, da homilia proferida pelo Pe. Maurício na missa das 10:30h do dia 09/06/2017. Não passou por uma revisão gramatical e ortográfica profunda, mantendo a linguagem coloquial original