História do Santuário

Na colônia Dantas (o primeiro nome dado a nossa região), a vida religiosa teve início com o Padre Pedro Colbachini, missionário italiano, que celebrou a primeira Missa na casa de Antônio Bonato no dia 25 de maio de 1886.

primeira capela de madeira foi logo substituída por uma construção maior de alvenaria, que foiinaugurada em 29 de junho de 1888.

No ano de 1889 veio da Bélgica a imagem do Sa­grado Coração de Jesus, que solenemente foi in­troduzida na nova igreja.

Os Padres Claretianos executaram os trabalhos religiosos na região de 1905 a 1919, ano em que a colônia da Água Verde passou para a jurisdição da Paróquia do Portão, sob a responsabilidade dos Padres Josefinos até o ano de 1954.

O arcebispo Dom Manoel da Silveira D'Elboux cri­ou no dia 25 de junho de 1954 a Paróquia do Sa­grado Coração de Jesus, no bairro da Água Ver­de, dando posse ao seu primeiro pároco, o Padre Francisco Starzynski no dia 29 de junho do mes­mo ano.

O maior problema inicial da nova paróquia erasubstituir a pequena e acanhada matriz por um no­vo templo que viesse atender melhor o grande de­senvolvimento do bairro. Em julho de 1959 teve início a construção da atual igreja, que é uma das maiores de nossa capital.

Entre os anos de 1972 e 1975 ocupou a função de pároco o padre Domingos Salomão Kahel.

Na sequência foi nomeado o padre Francisco Gorski que ocupou o cargo até falecer em 1998.