LITURGIA NOTÍCIAS DA IGREJA SANTUÁRIO O PÁROCO APOSTOLADO DA ORAÇÃO PASTORAIS DIZIMISTAS ARQUIDIOCESE DE CURITIBA LITURGIA DOMINICAL EVENTOS MENSAGEM DO PAPA


Biografia do Padre Maurício Gomes dos Anjos

 

                                                                                                           Pe. Maurício Gomes dos Anjos

 

                Nasceu no dia 23 de janeiro de 1977, na Maternidade Nossa Senhora da Luz, situada na histórica Cidade da Lapa, região Metropolitana de Curitiba, estado do Paraná. É o filho mais novo de Leônidas Gomes dos Anjos (falecido no dia 26 de janeiro de 2006) e de Eva Lemos Correa (falecida no dia 23 de julho de 2015). Tem oito irmãos (Antônio, Nilza, Adair, Mauro, José Irani, Enereu, Adão e Gilberto).

                Os pais sempre viveram numa região rural da cidade da Lapa PR, denominada Feixo. O pai era lavrador e a mãe lavradora e dona de casa. Receberam o sacramento do Matrimônio no dia 11 de dezembro de 1950, e viveram juntos por 55 anos, até a morte do pai, no dia 26 de janeiro de 2006. Sempre procuraram dar aos filhos uma educação cristã católica, e apesar das dificuldades sociais e econômicas perseveraram nesta difícil missão. A maioria dos irmãos mora na mesma região rural da Lapa citada anteriormente. Somente uma das irmãs (Nilza) mora em Curitiba.

                Esteve durante a infância sempre rodeado pelos familiares e recebia grande apoio para continuar os estudos. Desta forma terminando a terceira série, na Escola Municipal Martim Afonso de Souza, zona rural onde os pais residiam foi estudar em outra escola (Estadual Antônio Lacerda Braga) que proporcionou o término do ensino fundamental em 1991.

             Referente à vida religiosa católica, na primeira infância ressalta-se o fato de ter sido batizado no dia 13 de fevereiro de 1977, com menos de um mês de idade. Também é referencial a educação por meio da catequese, a primeira comunhão no dia 13 de dezembro de 1987 e o sacramento da crisma no dia 16 de setembro de 1990.

             No ano de 1993, tendo a possibilidade de retomar os estudos começou novamente a estudar o Ensino Médio no Colégio Estadual São José na cidade da Lapa, concluindo em 1995.

         Neste período (1992-1995) sentindo o chamado à vida sacerdotal, aprofundou- se vocacionalmente com o incentivo e ajuda do pároco da época (Pe. José Carlos Veloso Junior)                       Depois de um tempo de acompanhamento e discernimento vocacional ingressou no Seminário Filosófico Bom Pastor da Arquidiocese de Curitiba, sob a direção do Pe. João Batista Chemin, no dia 21 de fevereiro de 1996, para estudar filosofia na Faculdade Arquidiocesana de Filosofia. Durante este período de formação desenvolveu trabalhos pastorais na própria paróquia de origem, mantendo-se ligado às raízes familiares. Foi neste período formativo que obteve bons instrumentais para integrar muitos aspectos pessoais ligados à dimensão humano-afetiva/comunitária, bem como muitas questões ligadas à dimensão intelectual.

             Tendo concluído a filosofia no ano de 1998, recebeu a aprovação dos formadores para ingressar no Seminário Teológico Rainha dos Apóstolos, da Arquidiocese de Curitiba, sob a direção do Côn. André Biernaski, estudando Teologia no Studium Theologicum de Curitiba.

                No primeiro ano de teologia (1999) desenvolveu trabalhos pastorais no Departamento de Catequese da Arquidiocese de Curitiba. Neste trabalho pôde conhecer a realidade catequética de grande parte das paróquias da Arquidiocese de Curitiba e de algumas dioceses do Paraná, aprofundando-se no conhecimento teológico através de palestras e cursos para catequistas.

 

                No segundo ano de teologia (2000), por opção pessoal e em consenso com os formadores passou a ajudar pastoralmente no SAV (Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese de Curitiba). Neste trabalho continuou a conhecer melhor a Arquidiocese com as visitas e trabalhos vocacionais em diferentes realidades. Também neste ano foi escolhido na assembléia da OSIB PR (Organização dos Seminários), em julho, secretário desta organização, onde prestou este serviço por dois anos.

                  No terceiro ano de Teologia (2001) continuou os trabalhos no SAV e também começou a prestar um serviço pastoral no Movimento das Capelinhas da Arquidiocese de Curitiba. Neste ano no dia 17 de abril de 2001, recebeu os Ministérios de leitor e acólito na Capela do Seminário Menor São José, da Arquidiocese de Curitiba.

                No início do quarto ano de teologia, no dia 24 de fevereiro de 2002, recebeu o sacramento da Ordem, no grau do diaconado, das mãos de D. Pedro Antônio Marchetti Fedalto, digníssimo arcebispo de Curitiba, na Paróquia São José – Capão Raso – Curitiba – PR, sendo designado posteriormente para exercer o ministério diaconal na Paróquia Nossa Senhora do Amparo – Rio Branco do Sul – PR. Foi neste período, depois de vários anos de formação filosófica e teológica que pôde tomar um contato próximo com uma paróquia e assim fazer experiência da pastoral paroquial.

            Tendo concluído os estudos teológicos no Studium Theologicum em 2002 foi ordenado sacerdote por D. Pedro Antônio Marchetti Fedalto, no dia 22 de fevereiro de 2003, na Paróquia Imaculada Conceição – Mariental – Lapa – PR, na própria paróquia de origem, sendo designado no mesmo dia para exercer o ministério sacerdotal como vice-reitor e Mestre de Disciplina do Seminário Filosófico Bom Pastor e da Faculdade Arquidiocesana de Filosofia e também vigário Colaborador na Paróquia Santo da Lapa PR.

               Depois de 8 meses do exercício da função no seminário, manifestou a D. Pedro Antônio Marchetti Fedalto a vontade de cursar psicologia, com o intuito de se preparar melhor para a missão de formador no seminário. Recebendo o apoio irrestrito do arcebispo fez vestibular na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC- PR), no final do ano de 2003 e no início do ano de 2004 começou a estudar Psicologia, no período da noite, na PUC PR, mantendo-se na função de Vice-reitor e Mestre de disciplina no Seminário Filosófico Bom Pastor e da Faculdade Arquidiocesana de Filosofia. Concluiu o curso de Psicologia no ano de 2008.

             No segundo semestre de 2003 ajudou como vigário colaborador na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Campo Largo PR. No ano de 2004 voltou a ajudar como vigário colaborador na Paróquia Santo da Lapa PR, onde permaneceu até 2007.

               Nos anos de 2003-2007 também ajudou como Vigário colaborador na Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Butiatuvinha, Curitiba.

                  De dezembro de 2007 a fevereiro de 2016 ajudou como Vigário colaborador na Paróquia São Francisco de Assis no bairro Xaxim, em Curitiba.

                  Neste período também foi eleito presidente da OSIB PR (Organização dos Seminários do Regional Sul II da CNBB), e exerceu esta função nos anos de 2007- 2011.

               No dia 04 de agosto de 2009 foi nomeado Reitor do Seminário Propedêutico São João Maria Vianney, exercendo esta função até dezembro de 2015. No ano de 2010 foi nomeado coordenador da Comissão de Liturgia da Arquidiocese e permaneceu nesta função até setembro de 2016. No final de 2015 foi nomeado reitor e pároco do Paróquia Santuário do Sagrado Coração de Jesus, Água Verde, Curitiba, tomando posse no dia 14 de fevereiro de 2016.

                Ressalta-se ainda que no ano de 2007 começou o Curso de Formadores em São Paulo, na Associação Transcender, concluindo este curso em 2011, com o título de Especialização em Psicopedagogia do Processo Formativo; e no ano de 2010 concluiu o curso de Especialização em Psicologia Analítica, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR. No ano de 2014 terminou o Mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR. No dia 08 de agosto de 2019 recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba.

                Atualmente é reitor e pároco do Paróquia Santuário do Sagrado Coração de Jesus, Água Verde, Curitiba. Diretor espiritual e assistente eclesiástico do Apostolado da Oração (nomeado em 24 de março de 2017) e Coordenador Geral do Clero da Arquidiocese de Curitiba (eleito em 28 de fevereiro de 2019 e confirmado com nomeação em 17 de maio do mesmo ano.