SANTUÁRIO O PÁROCO PASTORAIS E MOVIMENTOS CAPELA IMC. CONCEIÇÃO LAR SÃO LUIZ NOTÍCIAS


Jo 20,1-9

1No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro.

2Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram!

3Saiu então Pedro com aquele outro discípulo, e foram ao sepulcro.

4Corriam juntos, mas aquele outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro.

5Inclinou-se e viu ali os panos no chão, mas não entrou.

6Chegou Simão Pedro que o seguia, entrou no sepulcro e viu os panos postos no chão.

7Viu também o sudário que estivera sobre a cabeça de Jesus. Não estava, porém, com os panos, mas enrolado num lugar à parte.

8Então entrou também o discípulo que havia chegado primeiro ao sepulcro. Viu e creu.

9Em verdade, ainda não haviam entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dentre os mortos.


Domingo de Páscoa

HOMILIA NO SÁBADO SANTO

 

            Acredito que muitos já perceberam a grandiosidade de sinais que acompanham esta noite Santa, a vigília das vigílias, a mãe de todas as vigílias, a Vigília Pascal.

Desde o primeiro momento se apresentou um elemento natural, o fogo, agora com a liturgia da palavra o elemento natural, o ar, porque assim também a vida vem até nós.

            Daqui a pouco entraremos na liturgia batismal, o elemento será a água, e finalmente, com a apresentação do pão e do vinho, elementos naturais da terra.

Desta forma, toda liturgia é preparada como o tempo de uma verdadeira gestação, como já adiantei e, de fato, somos gestados na fé.

Em instantes, perceberemos os grandes sinais que acontecem na pia batismal, junto aqueles que serão batizados. Acontece uma verdadeira fecundação espiritual, no encontro do círio pascal com a água nascem vidas e vidas para a eternidade.

            Por isso, meus irmãos e irmãs, alegremo-nos, é tempo da Páscoa! O Senhor ressuscitado passa entre nós, e esta é nossa razão de fé. Não somos cristãos só pela morte de Cristo, mas pela paixão, morte e ressurreição, e é preciso nos dirigirmos a Galileia dos pagãos, ou quem sabe, tantos lugares que não acreditam que o Cristo Ressuscitou.

Eis a razão de participarmos desta vigília pascal, para termos a certeza, o Senhor está passando entre nós, o Senhor quer nos encontrar neste estado de vigilância. O Senhor quer que passemos da realidade da vida, é essa nossa razão de fé: Cristo Ressuscitou verdadeiramente, e é por isso que aqui nos encontramos.

Escrito por: Pe. Maurício