Mt 10, 26-33

26Não os temais, pois; porque nada há de escondido que não venha à luz, nada de secreto que não se venha a saber.

27O que vos digo na escuridão, dizei-o às claras. O que vos é dito ao ouvido, publicai-o de cima dos telhados.

28Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena.

29Não se vendem dois passarinhos por um asse? No entanto, nenhum cai por terra sem a vontade de vosso Pai.

30Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados.

31Não temais, pois! Bem mais que os pássaros valeis vós.

32Portanto, quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus.

33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus.

Homilia na solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Para nós que temos uma grande devoção ao Sagrado Coração de Jesus, este domingo se torna ainda mais festivo, toma lugar da liturgia do décimo segundo domingo do tempo comum, conforme muitos já acompanharam por meio de outras celebrações neste final de semana. É preciso que continuemos a celebrar a razão de ser da nossa vida e o coração de Cristo que está sempre a nos esperar.

Celebrar o Sagrado Coração de Jesus é voltar para aquela realidade do debruçar-se sobre o coração de Cristo e escutar o que ele tem a nos dizer. E, ainda mais, perseverar até o fim, como João perseverou, podendo contemplar do seu lado aberto, o sangue e água, os sacramentos da Igreja.

Também é continuar a peregrinação desta vida como verdadeiros discípulos, em um tempo que precisa tanto de profetismos e testemunhas que possam levar adiante o amor do Coração de Jesus. É se tornar um propagador da mensagem que foi revelada à Santa Margarida Maria Alacoque a devoção ao coração de Cristo.

Se, muitas vezes, temos uma tibieza na alma, somos convidados a sair desta condição e experimentar o dom da alegria. Jamais podemos deixar de falar da alegria do Senhor, do seu coração aberto que nos espera.

Nosso coração está marcado pela fragilidade do pecado e necessita muito do amor de Deus. O coração tem parte fundamental na vida do ser humano, leva vida para todo o corpo, tem a capacidade de expandir-se e contrair-se.

O coração humano também é aquele que está protegido, o corpo humano e o próprio coração dão condições de proteção deste coração. E quando vemos o coração de Cristo na sua imagem percebemos um coração para fora, aberto, visível.

Quando nosso coração começa a bater com o pulsar do coração de Cristo, a nossa vida muda, a caminhada é direcionada para um verdadeiro encontro com o Salvador. E se experimentamos alguns motivos de tristeza, quando nos debruçamos no coração de Cristo, grande é a alegria.

Estejamos ao lado do coração de Cristo, contemplando o seu mistério central na santa missa, e depois perseverando, pois necessitamos do amor e da misericórdia de Jesus.