SANTUÁRIO O PÁROCO PASTORAIS E MOVIMENTOS CAPELA IMC. CONCEIÇÃO LAR SÃO LUIZ NOTÍCIAS


Mt 1, 18-24

18Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo.

19José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente.

20Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo.

21Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados.

22Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta:

23Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7, 14), que significa: Deus conosco.

24Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa.


HOMILIA DO 4° DOMINGO DO ADVENTO 18/12/2016

             “Eis que a Virgem conceberá e dará a luz um Filho, chamar-se-á Emanuel que significa Deus conosco”.

              Estas palavras retiradas do Evangelho de Mateus sintetizam a celebração deste 4° Domingo do Advento. Aparece nitidamente aqui uma figura muito especial deste tempo, Maria Santíssima. Todo 4° Domingo do Advento é dedicado para esta Mulher que juntamente com o “Sim” que deu a Deus e a humanidade, pôde ser um sinal de Deus. “Eis que conceberá e dará a luz a um Filho, este se chamará Deus conosco”; e Deus providenciou este grande sinal.

              Poderíamos agora nos perguntar: Que sinais nos acompanham, para que nós realmente sigamos o projeto de Deus? O povo no tempo do profeta Isaías pedia: “Senhor, dá-nos um sinal, queremos ver um sinal, seja do céu ou seja da terra”. Mas, eis que Deus providencia realmente um sinal porque Acaz não pediu um sinal. Mesmo que o povo fosse insistente em ver um sinal, Acaz vai dizer: “Eu não tentarei a Deus, eu não preciso de um sinal”. O profeta proclama “Eis que o próprio Senhor vai dar um sinal”.

              Que sinal será este? “Uma Virgem conceberá e dará a luz um Filho...” Portanto, palavras do profeta Isaías que se atualizam no Evangelho de Mateus, este Evangelho em que nós escutamos o seu primeiro capítulo, os primeiros versículos, do primeiro ao dezessete fala-se da genealogia de Jesus, de onde Jesus veio. Agora, fala-se da origem de Jesus. Mateus vai dizer: “Jesus pertence a todas estas gerações e, a origem de Jesus foi assim”.

               E como foi? Maria, apresentada como mãe; grávida pela ação do Espírito Santo; José que por meio de um sonho aceita Maria como esposa e, aparece ainda para nós o que o profeta Isaías havia profetizado: a Virgem, o nome de Emanuel, portanto, Deus que está conosco.

               Nós aprendemos assim meus queridos irmãos e irmãs, na origem de Jesus, que a nossa origem, ou seja, a nossa existência só será completa se nós realmente estivermos consistentes na oração em Cristo Jesus. Na verdade, toda existência do ser humano está neste sinal extraordinário. Por isso, não procuremos outros sinais, o sinal de Deus já está entre nós, é Deus conosco, é Jesus. Pelo sinal extraordinário de uma Virgem que dá a luz e pelo sinal extraordinário também de um esposo fiel, o justo José. A Sagrada Família portanto, apresentada hoje para nós, é referência para estes dias em preparação para o Santo Natal.

               E como nós acolhemos esta Palavra de Deus, o Verbo encarnado, o próprio Jesus? Nós faremos isso, à medida que o Senhor encontrar uma verdadeira manjedoura no nosso coração. Só celebraremos um verdadeiro Natal, e aqui não para desfazer muitas ilusões que muitas vezes cercam o Natal, mas para nós termos realmente o que celebramos, não estamos diante de uma troca de presentes ou de um papai noel que vem ou não vem, que existe ou não existe, nós estamos diante de um mistério de Fé. Não só um dia de aniversário de Jesus, estamos diante de um grande acontecimento, de um grande sinal, Deus se despojou, tornou-se um de nós e por meio de Maria e de José encarnou-se realmente pela humanidade.

             Que o “Sim” de Maria, que a singeleza de José inspire-nos para vivermos intensamente estes dias de preparação para o Santo Natal.

 

Este texto foi transcrito, com algumas adaptações, da homilia proferida pelo Pe. Maurício na missa das 19:00h do dia 18/12/2016. Não passou por uma revisão gramatical e ortográfica profunda, mantendo a linguagem coloquial original

Escrito por: Pe. Maurício