Mt 3, 13-17

13Da Galiléia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele.

14João recusava-se: Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim!

15Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa. Então João cedeu.

16Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus.

17E do céu baixou uma voz: Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição.

HOMILIA NO 2° DOMINGO DO TEMPO COMUM

Com a celebração deste segundo domingo do tempo comum, abrimos oficialmente um tempo muito especial, em que somos convidados a viver com Jesus o seu ministério e sua vida pública.

Este início do tempo nos faz lembrar o modo como Cristo iniciou a sua vida. Celebrávamos, no domingo passado, o batismo do Senhor, momento em que o Espírito Santo desce sobre o Cristo, assim levando cada vez mais viver a missão recebida do Pai.

Dentro deste contexto que se insere também o evangelho de São João, onde João viu o Cristo aproximar-se dele e quando vê, indica para aqueles que eram seus seguidores: eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Essa frase dita por São João é repetida constantemente ao participarmos da eucaristia, quando diante de nós se apresenta o Cristo ressuscitado, imolado, porque vivemos o mistério da sua paixão, morte e ressurreição. Vivemos o mistério do Cristo que padeceu a morte e ressuscitou.

Assim, quando nos é apresentado o corpo e o sangue do Senhor, também temos diante de nós o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. É como se pudéssemos vivenciar, podemos fazer isso, nos transportando e vivendo intensamente o que João testemunhou diante daqueles que eram seus seguidores. Ele mesmo disse: é Dele que eu vos disse, ele vem para cumprir plenamente a missão neste mundo, eu vi e dou testemunho. Diz São João: “vi o Espírito Santo descer na forma de pomba, e permanecer sobre ele”.

Irmãos e irmãs, que essa seja a certeza no início do nosso tempo comum, o Espírito Santo está sempre com Cristo, o Espírito Santo está sempre conosco. Estamos em um tempo agora, deste mês de janeiro, período de férias, sejam elas escolares ou do trabalho, é importante que jamais esqueçamos que o Espírito Santo habita em nós.  Da mesma, forma que permaneceu com o Cristo, também somos convidados a termos sempre sua presença, pois Ele sempre permanece conosco. Por isso São João diz: eu vi, dou testemunho, este é o Filho de Deus.

Concluamos falando um pouco mais da missão de São João assemelhando-se a nossa missão.  João era o precursor do Senhor, preparou o caminho para que o Cristo pudesse habitar o coração humano. A nossa missão enquanto cristãos neste mundo é muito semelhante, pois, como João, precisamos preparar o caminho do Senhor.

É neste contexto que esse segundo domingo do tempo comum, ajuda-nos a compreender que é preciso sim, fazer a vontade de Deus em nossas vidas. Como nos salientou o salmo responsorial: “eis que venho Senhor, com prazer faço a vossa vontade”.

Escrito por: PE. MAURÍCIO